segunda-feira, abril 01, 2013

Cada um tem a viagem que seu coração permite




Há pessoas que adoram viajar; se pudessem, voltariam para casa apenas para trocar as malas, levando uma vida em eternas escalas aeroportuárias. Eu, por outro lado, adoro viajar não apenas para reencontrar pessoas e lugares queridos, mas também para desbravar mares nunca navegados. Sou daqueles que acreditam que navegar é preciso, mas que viver também é preciso. Viajar é a arte em que a vida e suas experiências ditam o ritmo do levantar das velas.

Entretanto, existem pessoas que preferem o conforto de casa, onde tudo que é novo é assustador. Estão sempre voltando para sua caverna interior com medo de explorar o universo, esse mar tenebroso, uma armadilha constante. Elas têm horror a novidades, e a neofobia, rejeição de tudo que é novo, é uma prisão sem muros. A cada convite, surge uma desculpa: um parente que não pode ficar só, um animal desacompanhado, o desconforto da viagem ou, às vezes, falta de capital.

Há dois meses, tínhamos planejado uma viagem a Natal-RN. Eu, a parte que me completa, e um casal de amigos viajaríamos para rever amigas que amamos muito. Elas já são consideradas da família, pois os laços fraternos não são apertados com fitas de DNA; aprendemos a amar primeiro o espírito e depois os corpos. Havia saudade acumulada desde o réveillon que não passamos juntos.

Viajar é planejar, calcular partida e chegada, pensar em como nos comportaremos na casa dos anfitriões. Carregamos o ideal da perfeição e da "maravilhosidade" das viagens. Viajar é estar juntos, pensar muito e não ter tempo para realizar tudo. É ter uma agenda e descobrir que muitas coisas saem diferentes do planejado, sem nos angustiar pelos imprevistos. Assim é a vida. Por isso, voltamos, retornamos apenas para as coisas que não temos. A isso damos o nome de saudade.

Há momentos em que acreditamos que não aproveitamos tudo, esquecendo de comemorar as coisas que deram certo, as gargalhadas espontâneas, as confidências trocadas, o cineminha e uma refeição compartilhada. Uma pessoa muito importante para mim costuma dizer que "a vida é algo que acontece quando estamos pensando no futuro".

Enquanto o casal campinense assistia a um filme, fomos a uma livraria, escolhemos os livros e tomamos um café para passar a limpo a fofoca antes de voltarmos para casa. Vi um livrinho na estante de autoajuda chamado "Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas". Não o li, mas saí dali pensando no título.

Despedimo-nos das anfitriãs e pegamos a estrada de volta para casa. Olhei para o lado direito da BR-101 e vi um pôr do sol lindo. O céu, que estava de um azul sem nuvem, começou a assumir um matiz amarelo-alaranjado, e o crepúsculo começou a se formar abaixo daquele amarelo encantador.

Do sol, saíam quatro raios azuis, aurora boreal riscando o céu, mostrando que cada ato é efêmero, como tudo na vida. Fazendo-nos lembrar que tudo passa, mas valeu a pena ter vindo. Apenas a memória é eterna e cristaliza os atos. E o sol sussurrava por trás de uma embaúba quase desfolhada: "vou agora, mas amanhã eu volto. Assim é o mundo: eterna transformação".

Olhei para aquela tela que nem Claude Monet, com sua "Impressão, Nascer do Sol", seria capaz de me passar uma mensagem tão clara. Maravilhado, apertei a mão direita da parte que me completa e me lembrei de "Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas". Semeie um jardim em minha alma e percebi que as flores não apenas nascem na primavera; o outono é um exímio jardineiro. Cada um tem a viagem que seu coração permite.

3 comentários:

  1. Lindo o texto. Que possamos ser caridosos com nós mesmo e aproveitemos tudo enquanto estamos neste plano.

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras. Acredito que a verdade é exatamente essa: devemos parar de reclamar e aproveitarmos as coisas boas! Devemos trazer a memória aquilo que nos traz esperança, devemos ter sempre na lembrança o que houve de bom e bonito da vida! Pensamentos positivos e momentos bons, isso que devemos levar no coração... Ótimo texto para se ler numa segunda-feira, para começar a semana em alto astral!!!! :) Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  3. Coração feliz, energia renovada e muita, muita felicidade pelos dias partilhados, pelos abraços, conversas, comunhão, pelo evangelho feito em grupo... pelos amigos, pelas risadas, pelo visto e o não visto...

    Bjus,luz,muito amor, e muitos momentos mais!


    ResponderExcluir