terça-feira, dezembro 27, 2011

Redes sociais: a face de alguns brutos



As redes sociais refletem como nos comportamos e o que pensamos. Tenho observado de tudo nelas, mas o que mais me chama a atenção é a forma como as pessoas se comportam em relação à violência e à intolerância. Em nome da liberdade de expressão, escrevem os piores absurdos.

Dezembro foi marcado por uma abundância de “liberdade de expressão”. É impossível esquecer as dezenas de vezes em que a grande mídia mostrou as cenas daquela enfermeira espancando o Yorkshire até a morte, em Goiás. Nas redes sociais, não apenas as imagens eram compartilhadas, mas a comoção tomava conta dos internautas. Houve de tudo.

Fazia tempo que não via tanta manifestação de ódio contra uma mesma pessoa. Muitas das criaturas que se expressavam eram adolescentes e até mesmo crianças, escrevendo os mais pesados impropérios contra a agressora. Sem contar a quantidade de pais e avós do Brasil inteiro apologetas da violência nua e crua. O que ela fez não dignifica ninguém, pelo contrário.

No entanto, não se pode pedir execução sumária de uma pessoa por ter cometido um crime, especialmente num país em que não existe pena de morte e já existe legislação específica para a agressão cometida.

As rogativas eram absurdas. Uns pediam que fizessem a mesma coisa com a enfermeira; outros que tirassem a guarda do filho. Chegou-se ao ponto de desejar que, quando em idade adulta, o filho que presenciou a agressão cometesse crime idêntico contra a mãe.

Na realidade, houve pouco debate e muita selvageria. Poucos foram os que discutiram o comportamento mesquinho e agressivo que temos nos últimos anos, seja contra animais, idosos ou seres indefesos. Quase ninguém discutiu o valor da vida e o fim dos maus tratos de animais ou da crueldade de que alguns são submetidos, a exemplo das mulas e cavalos nas grandes cidades, por carroceiros que os maltratam.

Muitos dos que pediam a execução sumária da agressora, inclusive amigos meus, já colocaram rojões amarrados nos rabos de gatos ou sal no dorso de sapos, bem como são adeptos de vaquejadas e rodeios.

Todos sabem que nos parques de rodeio e vaquejadas, touros e cavalos não têm o melhor tratamento. Por que com uns pode e outros não? O que é sofrimento, o que seriam atos desumanos? Tourada é bem vista, rinha de galo e de cães pode? Um amigo muito próximo achou abominável, como de fato é, o espancamento do cãozinho, mas mantém três pássaros silvestres em casa. É diferente, segundo ele. É?

No mundo virtual, internautas dizem o que querem sem pensar nas consequências de suas declarações. Mais incrível ainda é como as pessoas são violentas ao falarem de violência, como são monstruosas ao escreverem nas redes sociais. Será que essas pessoas realmente pensam naquilo que escrevem, pedindo linchamento, pena de morte?

Duas semanas depois da agressão ao cachorrinho, ouço poucas pessoas falarem em direitos dos animais. Será que todas as pessoas estão, de fato, preparadas para terem pets? Será que percebem que animais, por mais doces, amigáveis e companheiros que sejam, não são brinquedos que, tão logo abusemos deles, podemos ir numa loja e comprar outros e nos desfazemos dos “trabalhosos”? Não podemos sair por aí jogando os “brinquedos” que já tínhamos ou nos livrar deles pelo simples fato de fazerem barulho.

Quantos pais que se indignaram com a atitude da “enfermeira monstro” se questionaram se seus filhos estavam prontos para cuidar de um animal ao comprarem um filhotinho lindo de presente de Natal? Ou será que quando eles começaram a sujar a casa, rasgar os sofás, vão atirá-los fora como se fossem lixo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário