domingo, julho 10, 2011

O pub irlandês de Curitiba


Se há semelhanças entre o Reino Unido e Curitiba, por que a “capital das araucárias” não poderia ter um pub? Foi assim que nasceu o Sheridan’s Irish Pub, em abril de 2006. De acordo com Luciano Iuzviak, gerente da casa, a ideia surgiu quando Gustavo Hass, proprietário, visitou a Irlanda e conheceu vários estabelecimentos, cardápios, mobiliários e bebidas servidas nesses espaços.

De volta ao Brasil, Hass montou o Sheridan’s, nome de um importante clã da terra de Oscar Wilde e James Joyce. O pub é praticamente uma embaixada irlandesa na Avenida Bispo Dom José, uma espécie de ONU da gastronomia curitibana. Nas paredes do Sheridan’s, o visitante faz uma viagem na história cultural da Irlanda. É só observar os  quadros, esculturas, livros e mobília que decoram o ambiente.

O local tem capacidade para “200 pessoas sentadas, mas cabem umas quinhentas ao todo”, como afirma o gerente.  Ao se chegar a casa, somos é avisado se tem ou não mesas vazias, mas a recepcionista, Fraciele de Deus, que está mais para anjo, encontrou, em cerca de 30 minutos um local para sentarmos.

Tomamos uns pints (chopp de 560 ml) e descemos atraídos por uma banda que preenchia o ambiente com o bom e velho rock.  Há sempre uma banda cover se apresentando no palco instalado a poucos metros das mesas dos “irlandeses” de plantão. Para cada mês, há uma programação especial.

Já para os que querem experimentar a gastronomia da terra de Bono Vox (U2), no  pub são servidas 15 entradas, entre elas “French fries”, batatas servidas com molho barbecue e cheddar (uma delícia!).  O cliente pode, ainda, apreciar cinco pratos principais, como “Irish fish and chips”, filé de peixe empanado, acompanhado de batas caseiras fritas  e molho tártaro.

Para os amantes de sandwiches, o Sheridan’s oferece seis tipos, entre eles o “Norway salmon burger”, hambúrguer de salmão grelhado, pão de centeio, queijo cremoso e wasabi. Sobremesas são duas oferecidas.

No entanto, se seu desejo é beber, prepare-se, pois são 12 tipos diferentes de chopps. Os destaques são o Guinnes, importado da Irlanda, e o Sheridan’s Lager, o chopp da casa. Vale a pena experimentar. Os mais afeitos ao exótico, podem experimentar o Jägermeister, destilado alemão composto de 56 ervas, frutas e raízes.

Porém, se o “irlandeses” preferir whiskys, há 12 a seu dispor, dois bourbons, vodcas,  runs, caipirinhas uma carta de cervejas importadas e outra  de vinho. É só pedir ao primeiro garçom que passar. Sem contar os 13 tipos de drinks e sete shots.

O Sheridan’s é um local aconchegante, charmoso, cheio de gente interessante, misterioso e  para ser aproveitado em algumas visitas, não apenas em uma  só. No entanto, é um local de preços médios para altos. Segundo meu amigo Thiago Mentor, que está fazendo intercâmbio na Irlanda, o pub curitibano está dentro dos padrões de preços de Dublin.


Serviço
Av. Bispo Dom José, 2315 – Batel – Curitiba
Fone (41) 3343-7779 Site: www.sheridansirishpub.com.br
Funciona de Sábado a domingo a partir das 18h e  vai “até o último irlandês sair”, como  diz o cardápio.
Cobra taxa de serviço (10%) e entrada (couvert artístico)

Formas de Pagamento
Aceita cartões de débito e crédito, exceto Hipercard.


2 comentários:

  1. Parece ser um lugar maravilhoso. Saudades de vc Zélio, e a propósito...Feliz dia do amigo.

    ResponderExcluir