sexta-feira, novembro 19, 2010

UEPB realiza congresso com palestras, mesas redondas e cursos científicos






Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará de 22 a 24 de novembro,  no Centro de Convenções Raymundo Asfora (Garden Hotel), o   II Congresso de Pós-Graduação e Pesquisa e 17º Encontro de Iniciação Científica.

A abertura oficial do evento acontecerá às 18h30, no Auditório do Centro de Convenções, onde será realizada uma apresentação cultural e a conferência “Desafios da pós-graduação e da pesquisa no Brasil”, proferida pelo professor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado, presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). 

A programação do evento, que segue até a quarta-feira (24), envolve palestras, cursos e mesas redondas sobre os desafios da pesquisa e da pós-graduação em nível regional e nacional.
O congresso deverá reunir mais de mil participantes, entre professores e alunos de graduação e pós-graduação da UEPB e pesquisadores de outras instituições. 

Além da exposição “Relação Graduação-Pós-Graduação”, promovida pelo Centro de Ciências e Tecnologia, os estudantes poderão visitar uma mostra de 500 painéis, com trabalhos de Iniciação Científica e de pós-graduação da UEPB. 

Palestras e mesas redondas

Entre as palestras merecem atenção especial “Ciência e Tecnologia e a Encruzilhada do Desenvolvimento”, proferida pelo professor Olival Freire Jr. (UFBA) e “A Pesquisa sobre Cidades, Planejamento e Infraestrutura no Contexto do Desenvolvimento”, ministrada pelo professor Mauro Kleiman (UFRJ).  O professor Roberto Mauro Cortez Motta (UEPB) apresenta “Gilberto Freyre e a Ciência no Nordeste”.

Já entre as mesas redondas destacam-se “Pesquisa e Desenvolvimento no Semiárido”, presididas pelos professores Napoleão Esberard Beltrão (Embrapa) e Roberto Germano Costa (INSA), e “Pesquisa em Rede”, presidida pelo professor José Esteban Castro (Universidade de Newcastle – Inglaterra).

Cursos

Entre os diversos cursos oferecidos pelo congresso destacam-se três: “Redação Científica”, subministrado pelo professor Cidoval Morais de Sousa (UEPB); “Lógica e Operacionalização de Argumentos e Afirmações Científicas”, oferecido  pelo professor Lemuel Dourado Guerra (UFCG); “Projeto de Pesquisa”, ministrado pelo professor Marcílio Toscano Franca Filho (UEPB)


Para fazer sua inscrição clic aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário