quinta-feira, outubro 07, 2010

A internet é uma janela que se abre ao mundo



Vivemos em um planeta mutante. A cada geração, os modos de nos relacionarmos com os outros se transformam. Minha geração será marcada pelas mudanças causadas pela internet, uma ferramenta multimídia que alterou não apenas os meios de comunicação, mas principalmente a forma como interagimos socialmente.

Este emaranhado de milhares de redes é um portal dimensional que conecta os mais distantes rincões dos Brasis com as megalópoles mundo afora. Raras são as localidades, mesmo os povoados mais remotos do país, que não tenham uma lan house. Ali, os usuários conhecem as diversas faces do mundo e interagem com as novas esfinges midiáticas.

A internet também proporcionou diferentes formas de comunicação, como os comunicadores instantâneos como o MSN, o telefone via IP, o Skype, o e-mail, as redes sociais como o Orkut e o Twitter. Mas principalmente, aproximou pessoas. Nesse aspecto, sou testemunha de defesa da rede.

Como quase todo nordestino, tenho parentes espalhados pelo Brasil, e é através do MSN que mantenho contato diário. Hoje, aconteceu algo muito legal. Estava ao computador escrevendo quando recebi uma ligação de um dos quatro sobrinhos que sempre visito, dizendo que o técnico havia instalado internet (via rádio) em sua casa. Ele mora em Areial, a 30 km de Campina Grande.

Após as configurações básicas e a adição de endereços eletrônicos no comunicador instantâneo, iniciei uma conversa com minha irmã. Reduzimos 30 km em uma conversa audiovisual. De repente, uma prima que mora no Rio de Janeiro fica online, e travamos uma conversa compartilhada. Reduzimos mais 2.378 km.

Relembramos coisas de nossa infância, contamos histórias inusitadas e rimos bastante, risadas gráficas. Parecia que estávamos na mesa da cozinha de minha casa, tomando aquele café cheiroso que minha mãe fazia, coado no filtro de pano e servido com tapiocas fresquinhas, fumegantes e com bastante manteiga.

Logo em seguida, é meu sobrinho (fará 13 anos amanhã) que toma o leme da embarcação virtual, conta como foi seu dia, fala da nota que conseguiu na prova de português, “a melhor da classe”. Mais uma vez, demos risadas gráficas e nos despedimos, abraços e beijos iconográficos, mas com a sensação de que eu o tivesse abraçado e felicitado por seu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário