segunda-feira, outubro 04, 2010

Eleição é como minhoca: um bicho sem pé nem cabeça





A eleição é uma coisa interessante. Se eu fosse um cientista político otimista, diria que este pleito foi uma vitória da democracia, mostrando que o povo está aprendendo a votar, e que os políticos precisam tirar lições das urnas. No entanto, se eu fosse um analista político pessimista, diria que nada mudou, que os coronéis continuam a controlar o eleitorado, e que a vitória de alguns representa apenas interesses, sem mudanças reais.

Essas perspectivas mostram que a ciência política não é exata. Os institutos de pesquisa não conseguem demarcar as margens de erro, muitas vezes influenciados por suas visões de mundo. Talvez não seja a instrumentalização o equívoco, mas sim o viés do analista, que nem sempre é isento.

Apesar disso, não podemos negar que as eleições são um dia de festa. Ontem, ao votar, pude observar, sem ser cientista político, uma dinâmica no pensamento dos eleitores. Vi pessoas dando o troco aos políticos, expressando sua insatisfação. Uma senhora, por exemplo, votou nulo para deixar claro que não queria nenhum dos candidatos no poder. Para mim, isso representa o renascimento da utopia, a esperança de que um dia apareça alguém digno de representar a população.

O povo tem nomes como Maria, José, Severina, com sobrenomes como Silva, Santos, Domingos, mas no dia da votação, eles se tornam os verdadeiros protagonistas. Eles foram lá para dar o troco às tentativas de compra de votos e expressar sua insatisfação com os candidatos. Afinal, se elegeram picaretas, e os pseudointelectuais? Vi muitos desses acenando discretamente, tentando fazer boca de urna.

Pelo menos na Paraíba, ficou claro que o povo, essa classe da qual me orgulho de fazer parte, deu o troco a muitos "homens de família". Disse NÃO a discursos homofóbicos e ao fanatismo religioso, mostrando que o estado não deve ter um único dono, e que as mentiras têm pernas curtas, caminham apressadamente, mas não chegam ao pódio.

Em outros estados, figuras importantes, como Tasso Jereissati (Ceará), Artur Virgílio (Amazonas), Marco Maciel (político pernambucano jurássico) e até mesmo Heloísa Helena (nas Alagoas de Renan Calheiros), não tiveram o resultado esperado. Isso mostra que as eleições de 2010 são emblemáticas para o Brasil. Foi o ano em que o país elegeu um palhaço de verdade: Tiririca. E para surpresa de muitos, ele se tornou o deputado federal mais votado do país, com 1,35 milhão de votos, sem prometer nada.

A votação de Tiririca só fica atrás da de "Dr. Enéas" (1.573.112 eleitores), eterno presidente do falecido Prona, no pleito de 2002. O palhaço colorido fez sua campanha com deboche, tratando a política com ironia e frases como: "Oi gente, estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal, para ajudar os mais 'necessitado', (sic) inclusive a minha família. Portanto meu número é 2222. Se vocês não votarem, eu vou morreeer!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário